segunda-feira, 27 de abril de 2009

Contando Histórias - Fazendo História. EDUC. 2007

Contando Histórias marcou um ponto de inflexão importante na discussão de práticas de investigação no programa de Pós-graduação em psicologia Social da PUC-SP. Inovou, primeiro, na busca de uma relação horizontal com o campo, uma relação de diálogo e debate, de engajamento ativo nas questões em foco em vez de observações frias e independente, mesmo quando descrito como participante. Inovou também ao abrir mão de um método específico, selecionado anteriormente a partir de uma discussão metodológica abstrata e de adotar qualquer caminho que parecia útil para melhorar a compreensão e o diálogo; trocando o metodológico pelo metódico. Finalmente inovou ao buscar uma maneira de contar a pesquisa, que respeitaria o campo em que foi inserido e de trazer um pouco de sua riqueza para as páginas frias de uma tese de mestrado. Se hoje discutimos com tranquilidade conceitos teóricos e metodológicos como campo-tema, lugares, saberes e praticas situadas, se hoje buscamos com igual tranquilidade criar maneiras mais adequadas para redigir uma pesquisa cada vez mais rediscritiva, é em grande parte o resultado das discussões que se deram coletivamente em volta do trabalho de João Bosco.
Professor Peter K. Spink

Nenhum comentário:

Postar um comentário