Sapucaya a Grande Árvore e a origem dos bichos.
Contam os antigos que no começo do mundo nada existia.
Depois surgiu o sol Aram, que corria durante o dia e a lua Aamo que dançava durante a noite no firmamento. Vez ou outra Aram o sol esperava Aamo a lua aparecer radiante para vê-la dançar.
Foi nesse tempo que apareceu Sapucaya a Grande Árvore, que surgiu da união das forças de Iby a terra, Ig as águas, Ibytu o vento. Ela era uma árvore frondosa, bela, seus últimos galhos beijavam as nuvens de tão alto, suas folhas cantavam quando a brisa soprava e suas raízes profundas conheciam a intimidade de Iby a terra e dela se alimentava. Somente ela assistia a dança da lua e a corrida do sol.
Certo dia, contemplando a beleza do firmamento ela se sentiu só. Sapucaya então, com infinita sabedoria gerou um monte de frutos. Os frutos em outras árvores se transformaram e se espalharam formando a floresta. Muitos frutos foram gerados por ela e suas irmãs Juvia, Jussara, Anami, Ingá, Babaçu e tantas outras.
Sapucaya a Grande Árvore viu que não havia nada que se alimentasse dos frutos espalhados pela floresta e aí, ela por um encanto, bondosamente transformou seus frutos e deles nasceram os primeiros bichos.
Assim começa o novo livro de João Bosco destinado às crianças.Tem uma narrativa de lenda indígena resgatando algumas palavras do tupi-guarani e brincando com uma cosmogenia ecológica baseada em vários mitos. No segundo semestre teremos lançamento.
João Bosco é um grande escritor, seu novo livro será um sucesso
ResponderExcluir